Gostou? Então Compartilha!

Alagoa Nova



Lagoa

Vista Aérea


Caminhos do Frio em Alagoa Nova: 19 a 25 de agosto de 2013
Festa da galinha e da cachaça


Confira toda a programação. Clique AQUI.



 Pontos Turísticos
Restaurante "O Bianão"
Restaurante Pirauá
Balneário Cachoeira da Furna
Cachoiera da Boa Vista
Parque de Vaquejada
Parque da Lagoa
Largo do Moraesão
Pesque e Pague
Prédios Históricos
Engenhos Com Cultura da Cachaça
Pista de Motocross


A região era primitivamente habitada pelos índios Bultrins, da nação Cariris. Foi fundado um aldeiramento a Aldeia Velha, posteriormente chamado de Bultrin. Com a promulgação do Diretório dos Índios, em 1760 as terras indígenas do aldeamento extinto foram invadidas por fazendeiros, gerando uma conflito com os indígenas, que resistiram à invasão. Os índios foram vencidos. Muitos foram escravizados. Remanescentes destes indígenas foram viver na missão do Pilar. Os portugueses estabeleceram então fazendas na região, que foram os núcleos de novos povoados.

Em 1763 o governador Francisco Xavier de Miranda Henrique concedem as terras do Olho Dágua da Prata, vizinhas ao aldeamento Bultrin a Maria Tavares Leitão e seu filho, o  alferes José Abreu Tranca. Utilizando mão de obra escrava, cultivaram agricultura de subsittência e criaram gado. O excedente de farinha era vendido para o sertão, o que levou o historiador Epaminondas Câmara a denominar este período de "civilização da farinha".

 O distrito foi criado com a denominação de Alagoa Nova, pela lei provincial nº 6, de 22 de fevereiro de 1837 e instalado em 27 de fevereiro de 1851, subordinado ao município de Campina Grande. Foi elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoa Nova, pela lei provincial nº 10, de 5 de setembro de 1850, desmembrado de Campina Grande, com sede no núcleo de Alagoa Nova. distrito sede.

O município foi palco da Revolta do Quebra-Quilos, em 1874. Nesta ocasião, o arquivo da prefeitura foi incendiado, o que fez com que parte da história do município fosse perdida.

Em 5 de junho de 1900, foi extinta a vila de Alagoa Nova. Foi novamente elevado à categoria de município com a denominação de Alagoa Nova, pela lei nº 215, de 10 de novembro de 1904.
Açude Pesque Pague

São Tomé

Balneário

Lago Natural


Barragem

Vaca Brava

Zona Rural
Prédio Histórico

Patrimônio Histórico
Residencia Antiga

Oscar Veloso